Chia – Semente Chia Beneficios que ajudam a emagrecer!

por Andreia em 4 de abril de 2012


chia
Chia com certeza é a  novidade do momento, uma semente bem pequena, mas que traz em sua composição grandes nutrientes que controlam a fome, reduzem o mal colesterol, além de ser rica em cálcio, contribuindo assim para a formação dos ossos, além de ser rica em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fibras, ômega 3 e muito mais como vamos lhes mostrar.

Especialistas garantem que a Chia ajuda sim no processo de emagrecimento, então é um alimento que além de lhe trazer uma série de benefícios ainda ajuda a chegar ao peso ideal.

A Chia é uma semente originaria do México, lá conhecida como sálvia  hispânica,  aqui esta sendo conhecida agora, mas lá já vem sendo usada há milênios, desde a civilização asteca já era usada, e agora esta sendo “descoberta” pela atualidade e sendo muito difundida por todos os seus benefícios a saúde.

Chia  benefícios:

Resumo dos benefícios da Chia

* promove a saciedade;

* reduz o colesterol ruim;

* combate inflamação;

* desintoxica;

* controla a glicemia;

* previne o envelhecimento precoce;

* melhora a imunidade do organismo.

* auxilia na formação óssea evitando  a osteoporose;

A  Chia pode ser encontrada na forma de sementes, e também em forma de óleo, farinha e capsulas.

Emagrecer com saúde, deve ser  sempre o objetivo de quem deseja encontrar o corpo perfeito, mas sabemos que na maioria das dietas, muitos alimentos são restritos fazendo com que muitas vezes seu organismo sinta falta de algum nutriente, mas com a Chia isso não ocorre, pois ela é rica em nutrientes que são indispensáveis para que seu organismo funcione muito bem.

Quando se fala em ácidos graxos a Chia é uma fonte vegetal riquíssima, além de ser uma fonte de energia e resistência para o seu organismo.

Esses fatores ainda não o convenceram a introduzir a Chia em sua alimentação? Então temos mais alguns:

Uma porção de 100grs de Chia possui 8 vezes mais ômega 3 do que um pedaço  médio de salmão. Todos já sabem que foi comprovado que esse nutriente é responsável por afastar as doenças cardiovasculares, reduz a formação de coágulos sanguíneos, além de arritmias,   entre muitos outros benefícios.

Aqueles que possuem intolerância a lactose, sentem um pouco de dificuldade em encontrar uma boa fonte  de cálcio, mas agora possuem a  Chia, pois se você consumir 7 colheres de sopa da semente de Chia, que corresponde a 100grs, possui  6 vezes cálcio do que ½ copo de leite integral. Riquíssima também em ferro, ótima para quem tem problemas como anemias e outros, mas veja que para que esse ferro seja absorvido por seu organismo, uma vez que o cálcio concorre com o ferro em seu corpo, você precisa de cobre para que essa fixação se dê de forma efetiva.

Se você pratica atividades físicas necessita de uma boa fonte de proteínas para que a sua reconstrução muscular seja equilibrada, você encontra 16grs de proteína em 100grs de Chia, e com isso, contribui na manutenção muscular, a Chia  fornece mais energia para as células nervosas além de complementar as necessidades proteicas que seu organismo necessita.

Mas não são os seus músculos que irão se beneficiar da Chia, o seu cérebro precisa de magnésio para que possa ter um bom funcionamento, e na Chia você encontra 15 vezes mais magnésio do que o encontrado em um maço de brócolis, e suas ligações cognitivas também irão se beneficiar dessa rica fonte de magnésio.

A Chia também é rica em fibras solúveis,  isso irá fazer com que seu intestino funcione muito bem,  sem falar de que  irá com certeza contribuir para o seu emagrecimento, para que seu organismo,.

É claro que você já deve ter ouvido que comer bananas é bom para evitar e combater câimbras, pois as bananas são ricas em potássio,  mas perceba que uma banana corresponde a 50grs de Chia quando se fala em potássio.

A Chia possui em sua composição a riboflavina, a niacina e tiamina, vitaminas que integram o complexo B, e são fundamentais para o bom funcionamento do seus sistema nervoso, e ainda auxilia no sistema metabólico das células. Traz também  o zinco que ajuda na liberação do hormônio do crescimento,  ajuda nos sentidos do paladar, visão e olfato, e ainda auxilia na produção do colágeno, mantendo sua pele sempre com elasticidade.

A Chia possui ácido caféico e ácido clorogênico, esses ácidos são antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, mantendo suas células jovens, prevenindo o organismo contra o envelhecimento celular, prevenindo assim o organismo contra várias doenças, entre elas o câncer.

Por todos esses componentes  a Chia só traz benefícios para sua saúde física e  mental, além de auxiliar no seu emagrecimento, por isso deve ser incluída em seu cardápio para manter sua saúde e também seu corpo no peso ideal!

Chia como usar

Seguindo orientação dos  nutricionistas recomendam  uma colher  de sopa  de Chia diariamente, mas cada organismo é único e deve ter a dose adequada para sua realidade.

Veja que, a chia, assim como a linhaça, é uma semente mucilaginosa, ou seja,  ela  é capaz de absorver até 30 vezes seu peso em água ou outros líquidos como sucos, formando um gel, devido à quantidade de fibras, por isso,  além de ajudar na digestão e proteger a mucosa do estômago, a chia também nos ajuda a manter o coração saudável,  logo, para o consumo você  deve misturar a semente de Chia em um copo com água, aguarde em torno de 15 minutos para que se forme um gel, é esse gel que você deverá incluir em suas preparações, como em sucos, frutas, iogurtes e todas as preparações que quiser.

 Quanto a Chia em forma de farinha pode ser usada em receitas de bolos, pães, omeletes, e muitos outros.

Emagrecer é o seu objetivo, procure ingerir o gel formado pela semente em torno de 30 minutos antes do almoço e jantar. Mas não se esqueça de manter também uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Veja algumas receitas onde incluir a Chia para manter sua alimentação saudável e o corpo enxuto:

RECEITAS COM CHIA

Mousse de Chia

chia
Ingredientes

- 200 ml de leite desnatado

- 180 ml de água

- 3 colheres (sopa) de sementes de Chia

- 24 g de gelatina sem sabor

- 3 colheres (sopa) de mel

- 200 g de ricota fresca

Preparo:

Hidrate as  sementes de Chia  na água durante 30 minutos, reserve, aqueça bem o leite com o mel e em seguida acrescente a gelatina, mexa até que se dissolva.

Leve essa mistura ao liquidificador e bata com a ricota, em  uma tigela acrescente a mistura e as sementes de Chia hidratadas, misture muito  bem.

Prepare uma caixa de gelatina, preferencialmente diet,  e vá alternando camadas da mousse em uma forma de pudim com a gelatina, e na parte onde tiver a gelatina coloque pedaços de frutas. Para que não se misturem as camadas procure dar intervalos de 20 minutos na geladeira, para que as camadas comecem a endurecer.

 

Lanche pós-treino

Ingredientes:

- 01 colher de sopa de chia

- 01 pote de iogurte

- 01 colher de suco de uva natural sem açúcar

Preparo

Misture todos os ingredientes.

 

 

Pudim de Chia

chia
Ingredientes

-  ½ xícara de semente de chia

-  1 ½ xícara de água

- 2/3 de xícara de leite de nozes ou amêndoas

- 2 colheres de sopa de óleo de coco

-  2/3 de xícara de leite de nozes ou amêndoas .

-  2 colheres de sopa de óleo de coco.

-  2 colheres de sopa de mel

-  6 colheres de sopa de suco de laranja

- 1 colher pequena de baunilha

 

Preparo

Misture a Chia com a água e deixe hidratar, após acrescente os outros ingredientes enforme e leve à geladeira.

Para obter o leite de nozes ou amêndoas, bata no liquidificador uma das duas opções com um pouco de água e obterá um leite.

 

 

Gelatina de Uva

Ingredientes

01 colher de sopa de semente de Chia

100ml de suco de uva integral sem açúcar e sem conservantes

 

Preparo

Misture os dois ingredientes, deixe hidratar e leve para gelar.

 

 

Molho de Chia para a salada

semente de chia
Ingredientes

- 2 colheres  de sementes de chia

- 2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto

- 1 tomate sem pele e sem sementes

- Suco de 1 limão

- 1/2 xícara (chá) de água

 

Preparo

Hidrate a Chia com a água, depois bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme e use como tempero para saladas.

{ 1 comentário… leia abaixo ou deixe o seu }

Vanessa 8 de maio de 2012 às 19:54

Este site é muito interesasnte!

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post