Remédios Gratuitos – Farmácia Popular Terá Medicamentos de Graça


Nessa quinta-feira (03/02/2011), a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram que, a partir do próximo dia 14, serão gratuitos os medicamentos para diabetes e hipertensão oferecidos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular. Para se adquirir o medicamento gratuito pelo programa, é necessária a apresentação de receita médica.

O programa foi criado em 2004, e oferece descontos de até 90% para 108 tipos de medicamentos. A diferença é que, a partir do dia 14, os medicamentos para diabetes e hipertensão do programa passam a ser gratuitos.

O Ministério da Saúde informou que, para se ter acesso aos remédios gratuitos, é preciso apresentar, em uma farmácia conveniada, o CPF, um documento com foto e a receita médica, seja de médico da rede pública, seja de médico particular.

No entanto, não existe, de acordo com o ministério, uma lista específica de medicamentos que podem ser retirados de graça nas farmácias, o que é preciso, é que o paciente verifique se a drogaria fornece o remédio prescrito pelo médico, logo o atendimento dependerá da disponibilidade do medicamento na farmácia.

Segundo levantamento feito pelo governo, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensão e outras 7,5 milhões, de diabetes.

Foi declarado ainda, pelo Ministério da Saúde, que fraldas geriátricas também foram incluídas no programa Farmácia Popular, mas não serão gratuitas, terão os preços reduzidos. O ministério informou que, para a aquisição de fraldas geriátricas pelo programa, será necessária a apresentação de um laudo ou atestado médico que indique o tipo de fralda que o paciente necessita.

Veja agora a relação dos medicamentos que se estiverem disponíveis nas Farmácia Popular serão gratuitos:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg
Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)

 

Adicionar a favoritos link permanente.

27 Comments

  1. Regina Braga Ferreira

    Acho que todos os que tomam medicamento para hipertensão deveriam ter pelo menos 50% de descontos nos mesmos, pois são muito caros, no meu caso não tomo nenhum da lista dos gratuítos, pois me fazem mal, tomo Natrilix SR , Manivasc (dicloridrato de manidipino) 10mg e Concor 10mg, e mais os remédios para diabete, junto com o plano de saúde, consome com 60% da minha aposentadoria, isso é a realidade da maioria dos brasileiros, num país onde a aposentadoria diminui ano a ano, onde não temos o que é de direito, saúde e educação pública de qualidade.

  2. Regina, infelizmente essa é a realidade de uma grande maioria, mas assisti a uma entrevista de um médico que disse que já estão sendo feita prpostas para que medicamentos mais modernos seja incorporados à lista de gratuidade, pois segundo ele os medicamentos da lista são antigos, e não são todos que o utilizam. Tomara que isso ocorra logo!!!

  3. EU ACHO QUE DEVERIA TER OS REMEDIOS PARA QUEM TEM PROBLEMA DE CORAÇÃO TAMBEM……. SÃO MUITO CAROS…

  4. estes medicamentos basicos já são disponives gratuitos atraves da saude publica,mas e os outros mais caros que não conseguimos comprar e tem muita burocracia para conseguir atraves do ministerio publico?deve sim ampliar esta lista,tendo em vista que a saude publica é tão precaria e a vida do brasileiro em sua maoria é tão dificil financeiramente.

  5. Fabiana, você tem toda razão, esperamos que logo se tomem consciência desse fato, e facilitem a aquisição desses medicamentos para aqueles que precisam!

  6. Valdeci, creio que todos os medicamentos de uso contínuo deveria entrar nessa lista, pois eles acarretam muitos gastos a quem mais precisa!

  7. Josias Alves da Silva

    Eu tomo três remédios, que são; ATACAND 16/2,5mg, ATENOLOL DE 100mg, e CLORIDRATO DE METFOMINA DE 500mg.

  8. joilda lilia l dos santos

    Joilda .Achei ótimo! pois é melhor a prevenção. a hipertensão trás sequelas incorrigiveis , com a liberação gratuita evita problemas futuros, pois, tem pessoas que não tem condições de comprar.

  9. claudete gomes da silva

    Maravilhosa ideia , de ter remedios gratuitos , eu tenho hipertiroidismo, mais tenho pressão alta , captopril, hidroclorizida, propanolol, fico mto feliz por ter esses remedios q vai sair gratuito , pra mim, espero q ajudem mais gente , cm mais remedios , para os mais necessitados , q são os q mais precisam, obrigada, pela iniuititiva .

  10. Fui comprar Glifage 750 mg e a farmácia disse que gratuito só o de 500mg isto pode ser?Farmácia São Paulo na Av. Manoel Dias da Silva, Salvador Bahia. A dosagem a mais me tira este direito?

  11. Porque não distribuir a população hipertensa e dabética o que realmente é de graça através de clinicas e postos de saúde?

  12. Raimare, isso é no minimo um absurdo!!!

  13. Parabéns a Presidente Dilma por mais essa iniciativa,fiquei feliz quando fui a farmácia comprar o medicamento que pagava de 18,00 a 21,00 reais nas farmácias comuns todos os meses e tive que fazer apenas o cadastro para receber o enalapril de 10 mg.

  14. José Vicente Vivan

    Porque não incluir tambem os remédios mais caros, que o médico receita.
    Os distribuidos gratuitamente são os menos efeicientes possiveis.
    Já tomei alguns desses mencionados, e nunca consegui de graça, e agora que o meu remédio para hipetensão é mais caro recebo apenas um descontinho. Vamos deixar de falar na TV e agir um pouco mais com remédios mais eficientes.

  15. Ivine Carla Copque de Oliveira Nascimento

    na farmacia popular tem o medicamento levotiroxina sódica?

  16. Boa noite Ivine Carla,segundo a listagem de remedios da farmacia popular fornecida pelo ministério da saúde, clique aqui, esse medicamento não faz parte, ao meu ver deveria estar presente na lista de remédios gratuitos, pois normalmente quem faz uso desse medicamento, não pode deixar de usá-lo, é de uso continuo, mais vá entender os critérios, espero que logo passe a fazer parte da lista de remédios gratuitos!!!

  17. gostaria de saber porque não posso pegar a quantidade de remedio para o mes todo já que está descrito na receita, tomo a losartana potassica de 50mg, tenho obesidade morbida e uso 4comp por dia mas a farmacia só libera duas caixas e eu teria que usar quatro. Só há restrição no que tomo pois o retante é dado na quantidade solicitada. agradeço desde já a resposta ou a solução.

  18. Leila, infelizmente existem algumas burocracias que não conseguimos entender!!!
    Você já conversou com seu médico, pode ser que ele encontre uma solução para o seu problema!!!
    Espero sinceramente que você consiga!!!

  19. por que nem todos os remedios para pressao arterial fazem [arte da farmacia popular? Tomo quatro e somente 2 fazem parte.

  20. zeni machado da silva

    Quero saber se remedio para diabetes 750mg tem de graça?

  21. fui a farmácia popular e consegui os remédios de graça mais não na quantidade q devo tomar durante um mes , será q a farmácia acha q só devo me tratar por 15 dias e os outros 15 não?
    P q isso ?se sou obrigada a tomar mais de 15 comprimidos por dia pq não receber a quantidade correta para o mes todo?
    Sou hipertensa e se não tomar os medicamentos corretamente posso ter um infarto, derrame entre outros agravantes, seria bom uma revisão urgente dessa atitude ! obrigada.

  22. Aline concordo com você plenamente, na sua receita esta discriminada a quantidade de medicação a ser retirada? Porém de qualquer forma, a quantidade que deveria lhe ser fornecida deveria ser o suficiente para o tratamento mensal, é realmente um absurdo as coisas que vemos acontecendo na saúde pública!!!!

  23. Maria Nilda Travassos

    Preciso pegar medicamentos para minha mãe que tem varias tipos de doenças e para mim que tomo calcio direto e meu marido que tem mal de Parkson.portanto queria saber o endereço da farmacia popular mais proxima da vila Nova Sorocaba.Sorocaba-SP.
    No momentos estou precisando do remédio metformina 500mg para minha mãe…

    Obrigada e bom trabalho à todos.

  24. Preciso de pegar remedios para minha irmã, pois ela tem problema de
    saúde e não tem condições de trabalhar, tem mais de 4 anos que deu a entrada no inss. E até hoje esta aguardando pagamento das mensalidades e nada venho prá ela, sua idade já é avançada e vive com o renda minima,que já tem três meses que não vem, tem um problema nas vistas, e seus remedios são muito caros, como faço para conseguir estes remedios pelo governo.
    grato pela atenção João.

  25. João, você precisa procurar uma farmácia que participe do programa Farmácia Popular e fazer um cadastro com os documentos pessoais de sua irmã, existe uma relação de medicamentos que são gratuítos, vale a pena se cadastrar, principalemtne os de uso contínuo são liberados. Boa Sorte, espero que ela tenha melhoras!

  26. adriana maria zulira de almeida

    ola boa tarde a tds eu preciso tomar para o resto da minha vida um remedio chamado VENALOT so que eu nao tenho condiçoes de comprar td mes por isso venho pedir para que ele seja doado para mim muito obrigado

  27. Adriana, estmos deixando seu apelo registrado! Tenho certeza de que alguém, pode ter em casa sem uso e irá doar para você, já que esse medicamento ainda não esta sendo doado pelo governo!
    Por favor pessoal, vamos ajudar!!! Eu agradeço por ela!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>